UA-78357878-1 A Line leu: [Resenha] Autoridade (ou: cada vez mais confuso)

29 de abril de 2016

[Resenha] Autoridade (ou: cada vez mais confuso)

Título: Autoridade (Original: Authority)
Autor: Jeef Vandermeer
Editora: Intrínseca
Ano: 2015

No Instagram também tem uma resenha sobre ele.

("Autoridade" é o livro 2 da Trilogia Comando Sul. O primeiro livro da série é o "Aniquilação", e tem resenha dele aqui no blog. Provavelmente vão rolar alguns spoilers, então talvez seja melhor você ler primeiro o livro 1 :P )

Eu acho que essa série é a coisa mais esquisita que eu já li. Cada nova informação que surge te dá mais dor de cabeça, mais perguntas e mais aflição. Nesse mundo que o Vandermeer criou, tudo é bizarro, tudo é assustador e todos estão à beira de um colapso ou de um surto psicótico. É esse o tom da leitura.

Depois de tudo que soubemos em “Aniquilação” pelos olhos da Bióloga/Ave Fantasma (sim, todo mundo tem uns codinomes bacaninhas por aqui), chegamos ao "Autoridade" confusos e morrendo de curiosidade. Quem mais morreu? Quem chegou do outro lado da passagem? Afinal de contas, que raios é a Área X?

Dessa vez, a história é contada sob o ponto de vista de Controle (um moço que até tem um nome mas o que importa? vamos sim usar outro codinome), que assume a diretoria do Comando Sul, responsável pelo estudo e 'combate' da Área X. Mas Controle chega à diretoria numa mera questão de "Q.I."(Quem Indica), porque ele não faz a menor ideia do que está acontecendo. O que é ótimo, porque o leitor também não sabe de nada. Enquanto acompanhamos a busca desesperada dele por respostas, vamos entrando juntos no clima dele e nos chocando com cada nova descoberta.

A verdade é que "Autoridade" deixa tudo mais confuso, mais tenso e mais bizarro. É tudo beirando o surreal e você passa a leitura inteira prendendo a respiração e olhando para os lados porque acha que ouviu alguma coisa estranha. É um livro incrível de tão absurdo. Uma das sensações aflitivas é tão descrita e tão valorizada que você quase sente o que está acontecendo. Creepy.

O final é explosivo e você fica ainda mais na pilha de terminar a leitura. Eu estou louca para ler “Aceitação” e não tenho nenhuma pista do que vai acontecer. “Autoridade” termina em um caos tão concentrado que realmente não dá para prever ou supor nada. Só nos resta esperar para ler e descobrir o que o Vandermeer preparou para nós.

E você? Qual foi o livro mais esquisito que você já leu?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário