UA-78357878-1 A Line leu: [Lista] 3 rolês literários para fazer em São Paulo (ou: feliz 464 anos!)

23 de janeiro de 2018

[Lista] 3 rolês literários para fazer em São Paulo (ou: feliz 464 anos!)


Em um dia 25 de janeiro, em 1554, o padre jesuíta José de Anchieta fundou São Paulo, essa cidade linda e caótica que eu chamo de lar. Paulistaninha que sou, de comer bolacha e marcar encontro na catraca do metrô, separei 3 rolês literários para curtir na cidade. Que tal aproveitar o feriado (ou a emenda) para um passeio delícia? Dê uma olhada na lista e escolha o seu preferido, bêu!

1. Comprar um livro em um dos sebos da cidade

Sebo do Messias
Foto: Flickr/Gustavo Leutwiler Fernandez

Um livro é sempre um tesouro, mas encontrar um livro bacana depois de garimpar em um sebo é ainda mais legal (principalmente se você pagar baratinho!). Um livro de sebo é um livro com duas histórias: a do livro e a de todas as mãos pelas quais ele já passou. Dê uma olhada nessa lista de sebos da Estante Virtual e escolha um para visitar. Que tal começar pelo Sebo do Messias, que fica pertinho da Praça da Sé e do Páteo do Colégio? Dê uma volta no centro histórico e aproveite para voltar pra casa com um livro novo (só que velho)!

(Mas caso você seja alérgico, tasca um anti-histamínico na bolsa para dão vicar valando azim.)

2. Participar de uma roda de contação de histórias

contação de histórias na biblioteca de são paulo
Foto: Biblioteca de São Paulo

Ouvir alguém contar uma história é tipo ler, só que com outra pessoa intermediando. E isso ás vezes é uma coisa muito legal: cada um dá seu próprio toque para a história, o que quer dizer que mesmo que você já tenha escutado ou lido antes, é sempre uma coisa nova. Junte os pequenos (ou os grandes) e participe de uma roda de histórias! O Museu AfroBrasil, no Parque do Ibirapuera, promove no dia 27/1 uma roda de histórias africanas e afrobrasileiras, mas também dá para participar da Hora do Conto, na Biblioteca de São Paulo, ou assistir a leitura de "O Homem-Cão", em um dos shoppings da cidade, com programação da Companhia das Letras até dia 3/2.

E se você animar, pode até se inscrever em um curso de contação de histórias!

3. Passear (e fazer sua carteirinha) em uma das bibliotecas da cidade

Biblioteca Mário de Andrade São Paulo
Foto: Flickr/Cris Castello Branco/Governo do Estado de SP


Segundo o site da prefeitura de São Paulo, temos 106 bibliotecas espalhadas por todas as regiões da cidade. Que tal aproveitar a folga e descobrir qual é a mais próxima de você? Faça a sua carteirinha e comece as visitas! Nos sistemas online, também dá para consultar o acervo e até renovar o empréstimo de algum livro que você ainda esteja terminando de ler. Algumas dessas bibliotecas são espaços lindos e multiculturais que valem a visita e contam como passeios. Que tal dar uma volta pelo Parque da Juventude e aproveitar para explorar o acervo da Biblioteca de São Paulo? Outra boa pedida é a Biblioteca Mário de Andrade, na Rua da Consolação - conheça o espaço e aproveite para passear na Av. Paulista!

Também dá para checar a programação cultural das bibliotecas nesse link! ;)

_________________________

E aí, gostou? Aproveite o aniversário da cidade para explorar as livrarias, bibliotecas e museus de São Paulo! Curta muuuuito e, se visitar alguma das sugestões, me marca no Instagram: @blog.alineleu! Vou adorar te acompanhar nessa. ;)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário