Em um dia 25 de janeiro, em 1554, o padre jesuíta José de Anchieta fundou São Paulo, essa cidade linda e caótica que eu chamo de lar. Paulistaninha que sou, de comer bolacha e marcar encontro na catraca do metrô, separei 3 rolês literários para curtir na cidade. Que tal aproveitar o feriado (ou a emenda) para um passeio delícia? Dê uma olhada na lista e escolha o seu preferido, bêu!
1. Comprar um livro em um dos sebos da cidade
![]() |
Foto: Flickr/Gustavo Leutwiler Fernandez |
Um livro é sempre um tesouro, mas encontrar um livro bacana depois de garimpar em um sebo é ainda mais legal (principalmente se você pagar baratinho!). Um livro de sebo é um livro com duas histórias: a do livro e a de todas as mãos pelas quais ele já passou. Dê uma olhada nessa lista de sebos da Estante Virtual e escolha um para visitar. Que tal começar pelo Sebo do Messias, que fica pertinho da Praça da Sé e do Páteo do Colégio? Dê uma volta no centro histórico e aproveite para voltar pra casa com um livro novo (só que velho)!
(Mas caso você seja alérgico, tasca um anti-histamínico na bolsa para dão vicar valando azim.)
2. Participar de uma roda de contação de histórias
![]() |
Foto: Biblioteca de São Paulo |
Ouvir alguém contar uma história é tipo ler, só que com outra pessoa intermediando. E isso ás vezes é uma coisa muito legal: cada um dá seu próprio toque para a história, o que quer dizer que mesmo que você já tenha escutado ou lido antes, é sempre uma coisa nova. Junte os pequenos (ou os grandes) e participe de uma roda de histórias! O Museu AfroBrasil, no Parque do Ibirapuera, promove no dia 27/1 uma roda de histórias africanas e afrobrasileiras, mas também dá para participar da Hora do Conto, na Biblioteca de São Paulo, ou assistir a leitura de "O Homem-Cão", em um dos shoppings da cidade, com programação da Companhia das Letras até dia 3/2.
E se você animar, pode até se inscrever em um curso de contação de histórias!
3. Passear (e fazer sua carteirinha) em uma das bibliotecas da cidade
![]() |
Foto: Flickr/Cris Castello Branco/Governo do Estado de SP |
Também dá para checar a programação cultural das bibliotecas nesse link! ;)
_________________________
E aí, gostou? Aproveite o aniversário da cidade para explorar as livrarias, bibliotecas e museus de São Paulo! Curta muuuuito e, se visitar alguma das sugestões, me marca no Instagram: @blog.alineleu! Vou adorar te acompanhar nessa. ;)
0 comentários:
Postar um comentário