Título: do seu pai,
Autor: Pedro Fonseca
Editora: Independente, projeto apoiado via Catarse
Ano: 2016
Pedro,
Eu terminei de ler o seu livro. E, preciso te dizer: que lindo que ele ficou!
Eu estava ansiosa para ler seus textos no papel, mesmo sabendo que eu os conhecia das múltiplas telas, mesmo sabendo que eu os reconheceria durante a leitura. Eu estava ansiosa porque sabia, também, que eu me emocionaria e me encantaria outra vez por você, por sua esposa e por seus filhos. É como ter acesso ao álbum de fotos da sua família. E eu adoro álbuns de família.
Quero te contar que amei cada pequena história, assim como já amava toda a ideia do seu projeto. Quero te contar que eu usei um marcador de páginas para ler o seu livro. Um marcador de verdade, não um pedaço de papel dobrado, um cartão de visitas, um recibo do banco, nada disso: um marcador de páginas que nasceu marcador de páginas. Logo eu, Pedro, que devoro os livros e memorizo a página onde eu estou. Logo eu, que não gosto dos marcadores e acho a história sempre mais importante do que o livro enquanto objeto. Eu, que prefiro que os meus livros tenham e contem sua própria história. Eu, que olho papel e vejo papel, olhei o seu livro e vi um tesouro.
Porque esse livro, Pedro, sempre vai ser o livro do qual eu fiz parte. Sempre vai ser o livro que veio com uma carta sua. Um livro que eu apoiei sobre um projeto que eu já divulgava para todos que eu podia, desde 2013. Um livro que eu quero que os meus filhos leiam e, por isso, quero que ele chegue inteiro nas mãos deles.
Quero te agradecer, Pedro, por ter dividido essas histórias conosco, do lado de fora do seu mundo. Lendo suas cartas a gente consegue se compreender melhor. Consegue olhar em volta e enxergar profundidade nos nossos pais, avós, amigos, sobrinhos. A gente consegue se convencer de que a vida é maior do que a pequeneza em que tentam nos forçar. Consegue perceber que o mundo é maior que as nossas próprias fronteiras.
Que sorte, Pedro, ter encontrado a sua história nessa internet tão grande. Que sorte do mundo, que vai ver João, Irene e Teresa crescerem, que vai vê-los crescidos. Que sorte do Joaquim vir fazer parte de um jardim tão florido. Que sorte a nossa de estarmos vivos, de podermos repensar nossas vidas e comportamentos todos os dias.
Que sorte a nossa.
Mande um abraço aos seus.
Parabéns pelo projeto, pelo livro e pelos filhos lindos.
Da sua leitora,
Aline.
________________________
O do seu pai, é um projeto de Pedro Fonseca que eu acompanho online há alguns anos. O livro reúne algumas das cartas e fotos da série e foi financiado através do catarse em 2016. Para quem não soube na época do projeto do catarse, a 2ª edição do livro pode ser adquirido no site da Editora Zouk, com o mesmo conteúdo em algumas outras versões de capa. Recomendo a todos :)
Você pode (e devia) acompanhar o "Do seu pai," no Facebook e no site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário