UA-78357878-1 A Line leu: [Resenha] Quarto (ou: o estranho e lindo mundo de Jack)

17 de maio de 2016

[Resenha] Quarto (ou: o estranho e lindo mundo de Jack)

Quarto de Jack Emma Donoghue Resenha Editora Verus
Título: Quarto (Room)
Autor: Emma Donoghue
Editora: Verus
Ano: 2011

Instagram :)


Esse livro chegou até mim emprestado, durante uma semana de licença médica em que tudo que eu precisava era companhia. Infelizmente não consegui ler nada durante a tal semana, mas li na semana seguinte e achei a leitura tão sensível e poderosa que acabei relendo alguns trechos.

Quando comecei a ler, já tinha visto o trailer do filme que adaptou a história para os cinemas, então Jack e sua Mãe já tinham rostos na minha imaginação. Isso foi útil, porque o livro não fornece muitas características físicas sobre os personagens (embora isso não faça tanta falta assim).

Narrado em primeira pessoa pelo Jack, o menino de 5 anos mais carismático de todos os tempos, o livro nos mantém diretamente ligados ao que o garoto sente, pensa e sabe. Enxergar a história inteira por meio dos olhos inocentes e curiosos de Jack é uma experiência nova e interessante, e a autora consegue manter durante toda a narração essa clareza: estamos ouvindo os pensamentos de uma criança de 5 anos.

"Escolhi a Colher Derretida, com o branco todo embolotado no cabo, de quando ela encostou sem querer na panela de macarrão fervendo. A Mãe não gosta da Colher Derretida, mas ela é a minha favorita, porque não é igual. Fiz carinho nos riscos da Mesa pra eles melhorarem, ela é um círculo todo branco, menos o cinza dos riscos, por causa de picar os alimentos." 
O Quarto é o mundo inteiro para Jack. As coisas que ele vê na Televisão, para ele, são coisas de outros planetas, inacessíveis, outros Quartos, de muitas outras dimensões. Jack é senhor desse mundo, profundo conhecedor de cada detalhe do Quarto, cada manchinha, cada detalhe, cada novidade mínima, cada trecho da rotina. Jack divide esse mundo com a Mãe e, eventualmente, com o Velho Nick, que aparece durante a noite, quando Jack já está dormindo no Armário, para fazer a Cama da Mãe ranger.

Quando sua Mãe conta para ele que o mundo é maior que o Quarto e apresenta ao menino um ousado plano de fuga, Jack sente seu universo se desfazer. Finalmente no Lá Fora, Jack vê tudo com olhos curiosos e tremendamente assustados. Tudo o que ele quer é voltar para o Quarto. Retornar ao único lugar que chamou de lar, e sobre o qual sua Mãe não quer nunca mais falar.

É estranho, essa é uma história pesada, que aborda situações traumáticas e extremas. Mesmo assim, um narrador tão inocente coloca as coisas em outra perspectiva. Essa mesma história poderia ter sido contada de mil maneiras diferentes e seria parecida com muitas outras. Seria chocante, dolorosa, provocaria todo tipo de reações. Mas, ao colocar Jack como narrador, ao colocar o leitor dentro da cabeça de uma criança tão original e inteligente, essa se torna uma história forte e poderosa sobre o amor que nos mantém de pé.

"Quarto" é um livro capaz de te prender até a última página. Em momento algum você quer deixar Jack sozinho no novo mundo em que ele precisa reaprender todas as coisas que achou que sabia. Jack e sua Mãe são personagens incríveis e inesquecíveis. Assim como o Quarto, um personagem ele próprio, povoando os sonhos de um e os pesadelos de outro.

Outro livro 5 estrelas, que mereceu o título de Melhor Livro do Ano pelo New York Times e pelo Independent.

Quarto O quarto de Jack Avaliação Resenha Ranking

Veja também o trailer de "O Quarto de Jack", indicado ao Oscar 2015 nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor e vencedor na categoria Melhor Atriz (Brie Larson):

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu não li o livro mas vi a adaptação no cinema, que foi roteirizado pela própria autora do livro.
    É incrível mesmo, como uma história tão pesada e tensa é passada de forma tão simples e como a gente fica tão cumplice da vida do Jack que nem se preocupa com os motivos ou o destino do Velho Nick. Não sei se isso é mostrado no livro, mas no filme não :)

    www.luanices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim no livro também! Não faz diferença,dentro ou fora do Quarto, Jack só liga para Joy e Joy só liga para Jack. É uma ligação intensa e linda e ver <3 To louca para ver o filme!

      Excluir