UA-78357878-1 A Line leu: [Resenha] Anexos (ou: poderíamos ser nós)

29 de maio de 2016

[Resenha] Anexos (ou: poderíamos ser nós)

Anexos Rainbow Rowell Resenha Leitura Avaliação Livro
Tìtulo: Anexos (Original: Attachments)
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014


Esse livro chegou com uma intimação: "Você precisa ler esse livro, somos nós duas nele". Quando alguém te diz isso, você não tem alternativa além de querer ler e começar imediatamente a procurar as semelhanças.

Mas antes de falar das semelhanças, bora apontar as diferenças que tornam esse livro um respiro no meio da mesmice que costumam ser os livros de romance contemporâneos. A sinopse já te dá uma pista: nosso protagonista é Lincoln, um programador de T.I. cujo trabalho é ler os e-mails dos funcionários do jornal para identificar se eles estão usando o e-mail de maneira imprópria. É no meio desse emprego bizarro que ele conhece nossas outras duas protagonistas, Jenny e Beth, uma revisora e uma jornalista. Mas ele não as conhece pessoalmente (nem nós, leitores). Tudo o que ele sabe sobre elas está contido nas conversas malucas, íntimas e intermináveis que elas desenvolvem em seus e-mails.

Para manter essa história de um jeito interessante, a autora alterna capítulos com estrutura comum, para narrar os pontos de vista de Lincoln, e capítulos inteiros sem narrador, apenas a transcrição dos e-mails trocados por nossas heroínas. E, lendo esses e-mails, a nossa reação é a mesma do menino-do-T.I.: nos encantamos por Beth e Jenny, queremos interagir com elas, ser amigas, trocar confidências. Lincoln vai além: de repente, descobre que está apaixonado por Beth.

Meio bizarro, eu sei. Mas no contexto fictício é uma gracinha, juro.

Durante a leitura, entendi bem rápido o comentário da minha amiga: podíamos mesmo ser nós duas, trocando e-mails durante o horário de trabalho e abrindo nossos corações para rir e para chorar. Eu vou além: Beth e Jenny poderiam ser qualquer um de nós que usamos a internet, que entendemos esse ambiente como uma extensão do nosso espaço, da nossa fala, como um ponto de encontro para ver os amigos e conversar.

A resolução da história força um pouco a barra, mas afinal de contas é um livro de romance, você precisa aceitar algumas coisas. Mas "Anexos" vale muito a pena a leitura, não pela história em si, mas por toda a forma com que ela se desenvolve, pela leveza e doçura com a qual Rainbow pega a nossa mão e nos conduz por toda a narrativa. Tenho certeza que você vai se identificar, se divertir e descobrir que o amor pode estar escondido em histórias extremamente improváveis.


Quatro estrelas para essa fofura :)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário