UA-78357878-1 A Line leu: [Resenha] Aniquilação (ou: Lost, só que mais estranho)

8 de março de 2016

[Resenha] Aniquilação (ou: Lost, só que mais estranho)

Tìtulo: Aniquilação (Original: Annihilation)
Autor: Jeff VanderMeer
Editora: Intrínseca

Instagram ;) 


Esse é um dos livros mais diferentes que eu já li. Embora eu consiga fazer algumas ligações com Lost e, de certos modos, me lembre o estilo do Stephen King, esse livro continua bem diferente de tudo que eu tenho lido.

E eu fiquei apavorada e presa nele até a última página.



 "Aniquilação" é o confuso primeiro volume da trilogia Comando Sul, de Jeff VanderMeer. Antes de qualquer outra coisa,  eu quero dizer que esse é o adjetivo da vez: confuso. Guarda essa palavra chave.

Começando pelo fato de as protagonistas desse volume não terem nome - são tratadas apenas como "a bióloga", "a psicóloga", "a antropóloga", "a topógrafa", etc -, a narrativa é linear mas demora a fazer sentido. Narrada pela bióloga dos tempos atuais, a história inteira já aconteceu e o que estamos lendo é o relato cru e sem tempero da bióloga em seu 'diário de bordo'.

A expedição da qual ela faz parte é uma iniciativa para conhecer melhor a Área X, um lugar que ninguém tem certeza de como funciona, de porque existe, de como se chega, enfim, um lugar que é isso mesmo: uma Área X onde nada faz muito sentido. Com uma natureza impressionante e assustadora, a expedição está em busca de 'informações' e não fica bem claro quais. E só isso mesmo. Vamos ali buscar umas informações nesse lugar misterioso e perigoso de onde ninguém volta são, apenas porque sim.

O que ninguém sabe - ou talvez saibam e seja tudo parte de um experimento - é que o marido da bióloga (que também não tem nome) foi membro de uma expedição anterior para a Área X e voltou bem malucão para logo morrer de câncer, como todos os membros que voltaram. Kinda creepy.

A história vai ficando mais densa, mais assustadora e mais (pega essa palavra chave) confusa. Conforme a narrativa avança, fica impossível parar de ler. Mesmo que cada nova informação traga mais perguntas do que respostas (meio Lost mesmo), não dá para não continuar.

O final deixa todas as pontas soltas e fica meio "ué", mas a experiência da leitura, pelo menos para mim, foi incrível. Fiquei tensa, mergulhei na história e me senti alerta a ponto de levar sustinhos com os barulhos da casa enquanto eu terminava de ler o último capítulo.

Já estou pronta para ler o volume 2 da trilogia, mas mesmo se eu continuar sem entender nada, as sensações desse livro já valeram a pena. Mal posso esperar para as próximas maluquices que o VanderMeer preparou!

Você já leu esse? Está lendo algum? Me conta nos comentários :)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário