UA-78357878-1 A Line leu: julho 2016

8 de julho de 2016

[Resenha] Todo dia (ou: uma reflexão sobre o amor)

Todo Dia Every Day David Levithan Editora Galera Record Resenha Avaliação Imagem
Título: Todo Dia (Every Day)
Autor: David Levithan
Ano: 2013
Editora: Galera Record
Gênero: Romance / Literatura Estrangeira
Classificação:  ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐

O amor é uma grande coincidência. Encontrar com a alma certa, no momento certo, é uma raridade. Quando um encontro como esse acontece, é preciso agarrar a oportunidade com unhas e dentes. Mas e quando a alma que você encontrou troca de corpo todas as manhãs? 

A proposta desse livro lindo do David Levithan é essa: contar a história de A., uma alma sem corpo, e seu encontro com Rhiannon. A condição de A., de 16 anos, é extraordinária. A cada manhã, A. acorda em um novo corpo, uma nova vida, com novas lembranças e rotinas. Embora tenha consciência de que aquele corpo é de outra pessoa e consiga acessar todas as informações necessárias sobre a vida que vai viver aquele dia, A. sabe que na meia noite seguinte, será arrancado de onde está para acordar sabe-se lá onde, sabe-se lá porque. E tudo bem. A. está acostumado com isso. Está preparado. Não tem motivos para ficar.

Até acordar no corpo de Justin e conhecer Rhiannon. 

"Que história é essa sobre o instante em que você se apaixona? Como uma medida tão pequena pode conter algo tão grande? (...) O momento em que você se apaixona parece carregar séculos, gerações atrás de si - tudo isso se reorganizando para que essa intersecção precisa e incomum possa acontecer. Em seu coração, em seus ossos, por mais bobo que saiba que é, você sente que tudo levou a isso, que todas as flechas secretas estavam apontando para esse lugar, que o universo e o próprio tempo construíram isso muito tempo atrás, e agora você acaba de perceber que chegou ao local onde sempre deveria ter estado." - p. 25

O encontro dos dois é lindo, intenso, e a busca de A. para reencontrá-la todos os dias, independente do corpo em que esteja ou da vida que esteja levando, gera muitas metáforas importantes sobre os relacionamentos, abordando várias faces do desejo, da cultura, da renúncia e dos sacrifícios. Enquanto acompanhamos o desespero de A. para ficar ao lado de Rhiannon, vemos também a moça amadurecer e forçar A. a refletir sobre as necessidades reais do amor. 

Viver tantas vidas diferentes dá ao protagonista dessa história a chance de uma enorme reflexão sobre a cultura em sociedade e o fato de que, em essência, todas as vidas são parecidas. As pessoas querem viver, querem ser amadas, respeitadas, querem sentir que são necessárias. Somos, em resumo, 98% iguais, como A. cita em um trecho do livro, mas deixamos os 2% da diferença pesarem mais na balança. 

Nessa história linda e impecável, é impossível ficar indiferente. Essa é uma das histórias de amor mais bonitas que eu já conheci na ficção e estou bastante impressionada com o talento de Levithan, que transite com facilidade entre o lírico e o objetivo, e domina o texto de uma forma que o livro pode ter um trecho muito divertido e no capítulo seguinte um muito emocionante. Levithan pega as palavras e as transforma no que bem entende. Já estou caçando outros livros dele para saber se isso acontece em todas as histórias que ele conta ou somente nessa.

P.S.: Me emocionei escrevendo a resenha, só de reler os trechos preferidos que eu tinha marcado. Que livro, gente. Que livro.
 

1 de julho de 2016

[Resenha + Resultado da Promoção] Depois de Você - Jojo Moyes

Depois de Você - Jojo Moyes - Editora Intrínseca - Como eu era Antes de Você - Resenha - Avaliação - Classificação - Sorteio
Título: Depois de você (Original: After You)
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance / Literatura Estrangeira
Classificação: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐


Junho foi um mês especial para o blog! Pegando carona no lançamento do filme "Como eu era antes de você", baseado no best seller homônimo da Jojo Moyes, decidi sortear um exemplar de “Depois de Você”, continuação da história. Foi a primeira promoção do blog! O resultado sai hoje, no final dessa resenha! Ansioso? :D

Bom. Preciso admitir que a notícia de que haveria uma continuação para o “Como eu era” dividiu opiniões no meu círculo de amigos. Eu mesma simplesmente não via necessidade de uma parte dois nessa história que, para mim, fechou o ciclo e não precisava de mais nada. Ok, Jojo, já partiu o coração de todo mundo, podemos seguir em frente. Mas daí não deu, né? Saiu a tal continuação, eu li a sinopse e quando me dei conta já estava querendo ler. Ossos do ofício, eu acho.

Preciso dizer que comecei a ler de má vontade, implicando um pouco com essa cutucada na ferida. Mas mesmo assim não consegui resistir e foi muito gostoso reencontrar os personagens de uma história tão especial. Rever a Lou, encontrá-la tão humana e tão real, é como reencontrar uma amiga. Nós queremos saber o que ela tem feito da vida, como tem se virado, como as coisas se desenrolaram. Dando um spoiler de leve: tá tudo meio errado com a Lou.

Vivendo sua bagunça emocional e rotineira, acompanhamos o processo de virada da Lou, enquanto ela faz as pazes com a família e com seu passado e tenta redescobrir os caminhos para continuar seguindo o conselho final de Will: viver, intensamente.

Depois de Você Como eu era antes de você Editora Intrínseca Jojo Moyes Resenha


Embora tenha alguns pontos altos de destaque e seja uma história interessante, “Depois de você” não é o melhor livro da Jojo (para mim, o melhor ainda é o “Um mais um”). O enredo muitas vezes beira o clichê, o que é um pouco chato depois de uma história com um final difícil como foi o “Como eu era”. Depois de jogar na nossa cara que a vida não é justa e que amar e respeitar o outro às vezes envolve tomar decisões difíceis, Jojo traz Lou de volta num turbilhão de problemas que poderiam acontecer com qualquer um. A Lou não precisava ser a Lou para essa história funcionar.

Com a introdução de novos personagens, todos densos e com suas bagagem de histórias traumáticas, a história ganha outros reflexos. A introdução de Lily, Sam, Jake e todos os personagens secundários do Grupo Seguindo em Frente (POIS É) traz um pouco de emoção e uma dose de 'chacoalhões' para o livro. Mas o grande destaque é, sem dúvidas, a família da Lou.

A família Clark é tão real que é possível reconhecer seus integrantes nas nossas próprias vidas. Treena continua sendo a irmã mais velha daquela amiga, Tom continua sendo sobrinho de alguém, todos nós temos, na vida, figuras para relacionar e identificar na mãe, no pai e no avô de Lou. Até os vizinhos mexeriqueiros e o ex-namorado imbecil: extremamente possíveis. Tenho certeza que você vai conseguir identificar algum deles na sua vida quando ler.

O livro vale sim a leitura, mas “Como eu era antes de você” continua sendo melhor. É possível ler “Depois de você” mesmo sem conhecer a história original, de tanto que ela acaba fazendo referências ao passado. Um livro gostoso de ler, com reflexões interessantes sobre seguir em frente. :)

E agora o resultado!

A promoção aconteceu no Facebook e o sorteio foi feito pelo aplicativo Sorteie-me, e foi encerrado às 17h30 do dia 1º de Julho. E o resultado foi:

Resultado do Sorteio de Livros do Blog A Line Leu Depois de Você Jojo Moyes Como eu era antes de você


Parabéns, Maria! ♥

Entre em contato com o blog para passar o seu endereço e receber seu livro!
Obrigada a todos os que participaram!
Fiquem ligados e aguardem as próximas novidades do blog! ;)